
Especialistas afirmam que é a primeira vez que algo assim acontece.
Os ataques de ransomware ganharam uma nova e assustadora camada de extorsão, e a comunidade artística é o alvo. Em um incidente que marca a primeira vez que esse tipo de ameaça é registrada, hackers invadiram o site Artists&Clients, uma plataforma que conecta artistas a clientes, e exigiram um resgate de US$ 50.000. A ameaça, no entanto, vai além do vazamento de dados pessoais: se o pagamento não for efetuado, o grupo promete entregar todo o acervo de obras de arte roubadas para empresas de inteligência artificial, para que sejam usadas no treinamento de seus modelos.
O ataque, reivindicado por um grupo que se autodenomina "LunaLock", ocorreu no final de agosto e derrubou o site, que permanece inacessível. Os invasores deixaram uma mensagem clara na página inicial, informando que haviam roubado e criptografado todos os dados da plataforma, incluindo e-mails, senhas e o código-fonte. A mensagem continha o ultimato padrão de vazar as informações caso o resgate em Bitcoin ou Monero não fosse pago, mas foi a ameaça adicional que chocou a comunidade.
Artistas se sentem vulneráveis
Para os artistas, a ideia de ter seu trabalho, estilo e anos de esforço "digeridos" por uma IA sem consentimento é um dos maiores temores da era digital. Modelos geradores de imagens, como Midjourney e Stable Diffusion, foram treinados com vastas quantidades de arte retirada da internet, muitas vezes sem a permissão dos criadores, gerando um intenso debate e ações judiciais. Ao transformar essa preocupação em uma arma de extorsão, os hackers da LunaLock demonstram um profundo conhecimento das angústias da comunidade artística e usam isso para maximizar a pressão sobre a empresa.
Especialistas em segurança cibernética confirmaram que esta é a primeira vez que a ameaça de alimentar datasets de IA é usada como tática em um ataque de ransomware. A ação inaugura uma nova e preocupante era de crimes digitais, onde o valor da propriedade intelectual e da identidade artística de uma pessoa se torna uma moeda de troca para criminosos.
Enquanto o site e seus administradores permanecem em silêncio, artistas da plataforma expressam sua preocupação em fóruns online, presos em um pesadelo onde suas criações podem se tornar matéria-prima para a mesma tecnologia que muitos veem como uma ameaça à sua profissão.
Atualizado: 3 de Setembro de 2025 às 20:59