Como funciona a fraude
As vítimas recebem uma mensagem com frases como “sua encomenda está parada em nosso centro de distribuição”. Em seguida, é solicitado o pagamento de uma taxa por meio de um link. Ao clicar, o usuário é direcionado para páginas que imitam o ambiente virtual dos Correios, como o site falso “consultancomenda.com”.
Além do prejuízo financeiro, os dados inseridos nesses sites — como CPF, endereço e número de cartão de crédito — podem ser usados em outras fraudes, ampliando os riscos para o consumidor.
Técnica de phishing
A prática usada pelos golpistas é conhecida como phishing, em que sites ou mensagens falsas têm o objetivo de capturar informações confidenciais. Embora não seja nova, a técnica continua em uso devido à sua capacidade de adaptação a diferentes contextos. Neste caso, os criminosos exploram o crescimento das compras internacionais e a ansiedade dos consumidores pela chegada das encomendas.
Posicionamento oficial dos Correios
A empresa reforça que não realiza cobranças por meio de links externos. Taxas de importação legítimas são cobradas exclusivamente por meio do ambiente “Minhas Importações”, disponível no site oficial ou no aplicativo dos Correios.
Outras orientações da estatal:
Comunicados verdadeiros são enviados apenas por e-mails com o domínio @correios.com.br;
Alertas sobre pendências podem ser emitidos por SMS, carta ou pelo sistema de rastreamento oficial;
Compras feitas em plataformas participantes do programa Remessa Conforme, da Receita Federal, já incluem tributos no momento da compra, sem novas cobranças na entrega.
Recomendações de segurança
Para evitar cair em golpes, os Correios recomendam:
- Verificar se o e-mail do remetente termina com @correios.com.br;
- Não clicar em links de origem desconhecida;
- Acessar o rastreamento de encomendas apenas por meios oficiais;
- Desconfiar de mensagens com senso de urgência;
- Manter softwares de segurança atualizados;
- Denunciar mensagens suspeitas como spam ou phishing.
Canais de atendimento
Dúvidas ou denúncias podem ser encaminhadas aos canais oficiais dos Correios:
Central Fale Conosco no site oficial
Telefone 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas)
Telefone 0800 725 7282 (outras regiões)
Informações sobre tributos e entrega de encomendas estão disponíveis no site www.correios.com.br
Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
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