O Sistema Único de Saúde (SUS) começou a testar o uso de canetas emagrecedoras em pacientes com obesidade grave. O projeto-piloto é realizado no Rio Grande do Sul, e a primeira aplicação da semaglutida em um paciente da rede pública foi feita nesta sexta-feira, em Porto Alegre. Ao todo, 250 pacientes em tratamento para obesidade grave estão aptos a receber a medicação. "Tive muita dificuldade na minha vida de poder emagrecer, poder reduzir o peso. Comecei a desenvolver diabetes, hipertensão, já era considerado hipertenso", relatou um dos participantes. Segundo especialistas, muitos pacientes apresentam comorbidades, como hipertensão, problemas cardíacos, depressão e diabetes, além de não terem condições de realizar cirurgia bariátrica.
SUS começa a testar uso de canetas emagrecedoras em pacientes com obesidade grave
Fernando Custodio
